domingo, 22 de maio de 2016

Biografia

James Brown

Data de Nascimento:
03/05/2033
Signo:
Touro
Local de Nascimento:Macon, Estados Unidos
A infância de James Brown não foi fácil. Veio de uma família muito pobre, que vivia em um bairro habitado predominantemente por negros, marginalizados nos Estados Unidos da época. Passou a infância morando com uma tia, dona de um prostíbulo. Na escola para negros, recebeu o incentivo dos professores para que aprimorasse suas condições vocais e investisse no canto. Foi o que fez. Começou cantando em corais de igrejas e suas primeiras composições eram misturas de gospel com blues.

Profissionalmente a carreira começou em 1953, quando entrou no grupo gospel Starlighters, que logo após sua entrada mudou de nome para Famous Flames e passou a tocar blues. Em 55 era lançada a canção Please, Please, Please, que chegou ao sexto lugar nas listas de blues e foi responsável pela venda de quase um milhão de cópias do disco.

Em 1958, James Brown se lançou em carreira solo com o álbum Try Me. A partir de então, a sequência de sucessos foi crescendo cada vez mais. A sua voz e o seu desempenho cênico foram arrebatando gerações e se tornaram suas marcas características. Até hoje, ele é copiado por inúmeros artistas, não só da soul music, como de todos os outros gêneros. Entre seus maiores hits estão I Got You (I Feel Good) e Sex Machine.
FOTOS:
PREMIOS:
- Urso de Ouro, no Festival de Berlim, por "Alphaville" (1965).
- Urso de Prata especial, no Festival de Berlim, por "Uma Mulher é uma Mulher" (1960).
- Urso de Prata de Melhor Diretor, no Festival de Berlim, por "Acossado" (1959).
- Leão de Ouro, no Festival de Veneza, por "Prenome Carmen" (1983).
- Prêmio do Júri, no Festival de Veneza, por "Viver a Vida" (1962) e "A Chinesa" (1967).
- Em 1982, ganha Leão de Ouro honorário, em homenagem à sua carreira.
- Leopardo de Honra, no Festival de Locarno, em 1995.
- Recebeu duas indicações ao Cesar, na categoria de Melhor Filme, por "Salve-se Quem Puder - A Vida" (1979) e "Passion" (1982).
- Recebeu duas indicações ao Cesar, na categoria de Melhor Diretor, por "Salve-se Quem Puder - A Vida" (1979) e "Passion" (1982).
- Ganhou dois Cesar honorários, entregues em 1987 e 1998.
CURIOSIDADES:
O lado nebuloso da carreira do artista se mostra nas inúmeras complicações com a justiça. Já foi preso e condenado por porte ilegal de armas e drogas várias vezes. Além disso, na sua ficha figuravam acusações de estupro e agressão física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário